O que é?
O teste de alergia é um tipo de exame indicado para identificar se a pessoa tem algum tipo de alergia de pele, seja ela respiratória, alimentar ou de contato, e, assim, indicar o tratamento mais adequado de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas.
Esse teste deve ser feito no consultório, e é recomendado quando a pessoa apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele. Esses testes também podem ser feitos através de exames de sangue, que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia.
Quando é indicado?
O teste de alergia é indicado pelo médico principalmente quando a pessoa tem sinais e sintomas de alergia, como coceira, inchaço, vermelhidão na pele, inchaço na boca ou nos olhos, espirros frequentes, coriza ou alterações gastrointestinais.
Assim, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o médico pode indicar o exame mais adequado para investigar a causa dos sintomas, que pode ser uso de alguns medicamentos, reação a algum produto ou tecido, ácaro ou poeira, látex, picada de mosquito ou pelo de animais, por exemplo.
Além disso, outra causa comum de alergia e que deve ser investigada pelos testes de alergia, são os alimentos, principalmente leite e derivados, ovo e amendoim.
Como é realizado?
Os testes de alergias podem variar de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela paciente e que tipo de alergia que se deseja investigar-se, podendo se recomendado pelo médico:
⦁ Teste de alergia no antebraço ou Teste de Prick,
⦁ O Teste cutâneo de Leitura Imediata (Prick Test) é um método que consiste na detecção de quais alérgenos (substâncias que podem induzir uma reação alérgica) que o indivíduo é sensível.
⦁ Este teste é capaz de detectar sensibilidade a 28 substancias entre elas inalante, contato e alimentar.
⦁ O teste pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja forte evidencia clínica. Como se faz necessário a cooperação do paciente para realização do teste, em crianças pequenas se torna mais difícil.
⦁ Não há necessidade de esta em jejum.
⦁ Condições que inviabilizam o teste:
⦁ Uso de anti-histamínicos (o uso deve ser suspenso cerca de 7 dias antes da realização do teste);
⦁ Uso de antidepressivos (o uso deve ser suspenso cerca de 15 dias antes da realização do teste;
⦁ Uso de betabloqueadores;
⦁ Presença de lesões de pele extensas (ex: Dermatite atópica);
⦁ Dermografismo (um tipo de alergia de pele);
⦁ Geralmente, o Prick test demora, em média, de 30 a 40 minutos para ser realizado.
Teste de contato (patch test)
O objetivo deste procedimento é detectar agentes causador (es) de dermatite.
Como funciona?
No dia marcado para a colocação do teste tomar banho, lavando muito bem as costas e os cabelos. Não utilizar sabonetes hidratantes ou cremes hidratantes.
No primeiro dia do teste (1º dia), serão colocadas substância em placas especiais, com discos , nas suas costas. Estas devem permanecer colocadas nas suas costas e não devem ser retiradas. Neste período não lave ou molhe as costas, não faça exercícios físicos, não tome banho de piscina, não se exponha ao sol e etc.
Você não pode ter tomado sol excessivo ou utilizado qualquer medicação na pele das costas nos últimos 15 dias antes do teste.
As medicações de uso oral ou tópica os (antialérgicos ) devem ser suspensos por no minino 07 (sete) dias antes do exame.
Medicações de uso oral ou tópica (antialérgicos ) podem interferir no resultado do teste e você deve dizer ao seu médico todos os que utiliza regularmente, os que tomou recentemente e seguir as orientações dele sobre os medicamentos que não devem ser tomados.
O teste de contato padronizado é muito bem tolerado, porém, raramente, podem ocorrer reações adversas tais como: reaparecimento da lesão original, petéquias (pintas avermelhadas), bolhas que podem infeccionar necrose, sensibilização pelo teste, ou hiper ou hipopigmentação e, excepcionalmente, reações anafilactóides.
Teste de alergia nas costas: também conhecida por teste de alergia de contato, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia ao paciente, depois deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele;

