Espirometria

Compartilhe o Post

Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.

Para que serve o exame?
O exame espirometria é normalmente solicitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico de problemas respiratórios, como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite e fibrose pulmonar, ETC…

È um exame de extrema importância para garantir a preservação da saúde do colaborador através dos exames admissionais complementares que exercem funções de risco, como exposição a agentes físicos, químicos e biológicos.

Além disso, o pneumologista também pode recomendar a realização da espirometria como forma de acompanhar a evolução do paciente com doenças respiratórias, podendo verificar se está respondendo bem ao tratamento e, em caso negativo, podendo indicar outra forma de tratamento.

No caso dos atletas de alta performance, como os maratonistas e triatletas, por exemplo, o médico pode indicar a realização da espirometria para avaliar a capacidade respiratória do atleta e, em alguns casos, fornecer informações para melhorar sua performance.

Como se preparar para o exame?
O preparo para fazer o exame de espirometria é muito simples, e inclui:

  • Vir alimentado, evitando refeições volumosas até 1 hora antes do exame.
  • Não tomar café preto, chá ou coca-cola; até 6 horas antes do exame.
  • Não comer chocolates.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame.
  • Não fumar no dia do exame (pelo menos duas horas antes).
  • Caso o paciente esteja gripado, com febre e com muita tosse, será necessário falar com o médico antes de remarcar o exame, ou ligar para nós esclarecermos todas as dúvidas.
  • Orientações em relação aos medicamentos
  • Não usar bronco dilatador por, no mínimo 4 horas antes do exame;
  • Não usar bronco dilatadores de longa duração por, no mínimo, 12 horas antes do exame; os anti-histamínicos ou anti-gripais devem ser suspensos com 48 horas de antecedência;
  • Os pacientes que possuírem pressão alta (hipertensão arterial), devem fazer uso dos medicamentos, pois não será realizado o exame, caso esteja com a pressão alterada.
  • Orientações quanto aos dados do paciente
  • O paciente deve trazer no dia do exame seu peso (kg) e altura (metros), atualizados. Informações necessárias para a realização do exame.

Como é realizado o exame?
Durante o exame de espirometria será alternativamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo, que encha o pulmão completamente e depois assopre com o máximo de força e rapidez possível durante pelo menos 6 segundos sem parar para esvaziar completamente os pulmões e medir o ar liberado.

⦁ Este preparo evita que a capacidade pulmonar não fique afetada por outros fatores, que não uma possível doença. Assim, se não houver um preparo adequado é possível que os resultados venham alterados, podendo ser necessário repetir a espirometria.

Veja outros posts

O que é Toxina Botulínica?

Também chamada popularmente de botox, a toxina botulínica nada mais é do que uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que

Fotodepilação

Fotodepilação é um método que utiliza um aparelho que emite Luz Intensa Pulsada (LIP) para remoção parcial